Meu estilo de viagem é CULTURA



Exposição Made By… Feito por Brasileiros


Artistas nacionais e internacionais criam obras para serem incorporadas ao antigo Hospital Matarazzo, em São Paulo.  A exposição vai até 12 de Outubro e, depois, o local passará por transformações.



A ideia é genial: Criar intervenções em site especific, ou seja, aquelas que são feitas para dialogarem com um espaço, um “sítio específico”, como é traduzido o termo ao pé da letra. O local escolhido, antigo Hospital Matarazzo, desativo há mais de 20 anos por problemas financeiros e com a vigilância sanitária. A construção de mais de um século quase em ruínas faz contraste com enormes e modernos prédios e está localizada bem próxima à Avenida Paulista, mas em breve haverá uma grande reforma que dará lugar a um complexo cultural e hoteleiro.

A exposição Made By… Feito por Brasileiros conta com cerca de cem artistas nacionais e internacionais que transformaram o local com suas obras contemporâneas, mas o evento começou com críticas negativas: Uma delas, sobre a obra “Usine” do argeliano Adel Abdessemed, no qual é exposto um vídeo feito no México em que animais de diversas espécies são confinados juntos, resultando em violentos ataques. No Brasil, provocar ou promover conflitos entre animais como por exemplo, brigas de galos, é considerado crime.

Outro contratempo ocorrido é sobre a resolução que foi aprovada para rever as normas do tombamento que ocorreu em 1986, permitindo que os proprietários que adquiriram o local possam agora mudar a estrutura para a construção de um hotel, um espaço cultural e uma torre comercial. Artistas e moradores da região protestam, pois entendem que se trata de uma estratégia de marketing para legitimar o empreendimento, mas os empresários afirmam que a arquitetura original será respeitada, com apenas algumas intervenções.

Polêmicas à parte, o Experimundo foi visitar e aprovou! Confira uma pequena galeria de imagens

 

ANOTE!

Exposição Made by… Feito por Brasileiros

Local: Cidade Matarazzo, antigo Hospital Matarazzo

Endereço: Alameda Rio Claro, 190 – Bela Vista – São Paulo – SP

Próximo à estação Trianon-Masp – (Metrô – Linha 2 Verde)

Quando: De 09 de Setembro a 12 de Outubro de 2014. Terças à Domingos das 09h às 17h

Quanto: Entrada Franca

CompartilheShare on FacebookPin on PinterestEmail this to someoneTweet about this on Twitter