Meu estilo de viagem é DIVERSÃO



Oktoberfest: Da Alemanha para o Mundo


Engana-se quem pensa que a Oktoberfest é comemorada somente na Alemanha. Além da região Sul do Brasil, há outros locais no mundo em que a tradição desta festa popular é fielmente mantida.



A verdadeira Oktoberfest é comemorada todos os anos na Alemanha há mais de 200 anos, mais precisamente na cidade de Munique, Estado da Baviera (região sul do país). Se este local não faz parte do seu roteiro de viagem para as próximas semanas ou para o próximo ano, então confira celebrações parecidas pelo mundo, inclusive no Brasil!

 

Munique, Bavaria (Alemanha) – de 20 de Setembro à 05 de Outubro de 2014

Todos os anos, milhares de pessoas se reúnem na enorme praça chamada Theresienwies para esta grande festa regada à cerveja. No período de Setembro à Outubro (geralmente dura 16 dias) o local se transforma em um parque de diversões com tendas das mais diversas marcas de cerveja, música ao vivo e muita comilança. Por que Setembro? A festa foi antecipada para aproveitar o clima mais ameno da Primavera. Por que é a maior? Além de ser a Oktoberfest original, recebe nada menos que 6 milhões de pessoas que consomem cerca de 7 milhões de litros de cerveja!

oktobermunique

Foto: Matthias Schrader/ AP – G1

 

Kitchener e Waterloo, Ontario (Canadá) – de 10 a 18 de Outubro de 2014

Considerado a “Casa da Oktoberfest no Canadá” o Concordia Club (Kitchener), juntamente com outros clubes alemães: Schwaben, Transilvânia e Alpenclub, contribuíram imensamente para o centésimo aniversário do Canadá (1967), comemorado com um festival de quatro dias com barracas de cerveja, orquestras, bandas, estande de tiro e vendas de souvenirs que alavancaram a economia da cidade de Kitchener. Inspirados nesta geração de renda, os fundadores decidiram continuar com a celebração todos os anos, que hoje é a segunda maior do mundo.

O festival hoje em dia ocorre durante 8 dias e, só no ano passado, recebeu cerca de 700 mil pessoas que consumiram 50 mil salsichas e 25 mil pretzels! Não é para menos, as duas cidades possuem grande parcela da população de origem alemã e muitos ainda falam a língua.

oktobercanada

Foto: transylvaniaclub.com

 

Blumenau, Santa Catarina (Brasil) – de 08 a 26 de Outubro de 2014

A primeira edição da Oktoberfest de Blumenau foi em 1984 e já foi considerada a segunda maior do mundo, chegando em um público de mais de 1 milhão nos anos de 1988 e 1992. Ainda assim, é uma das festas mais populares no país e que recebe hoje em dia cerca de 500 mil pessoas. O evento é caracterizado por preservar as tradições, os costumes e a memória da Alemanha, colonizadora da região Sul do Brasil.

Quem optar por conhecer este incrível destino pode contar com a ajuda de um aplicativo com informações completas, como atrativos turísticos, eventos, gastronomia, compras, serviços, hospedagem e transporte:

GooglePlay: http://goo.gl/WgKUo8 / AppleStore: http://goo.gl/v0gfv0.

oktoberblumenau

 

Cincinnatti, Ohio (Estados Unidos) – 19 a 21 de Setembro de 2014

Desde 1974, a “Oktoberfest Zinzinnati” como é chamada, atrai centenas de visitantes com atrações como a “corrida do cachorro quente” (cerca de 100 cães da raça Dachshund vestidos de hotdogs!), a corrida do barril e a corrida com canecas de cerveja.
Em 1994, entrou para o Livro dos Recordes (Guiness Book of World Records) pela maior “dança do frango do mundo”, com 48 mil participantes! Já ouviu a música “Baile dos Passarinhos” do Gugu? Aquela assim: “Passarinho quer dançar / o rabicho balançar / porque acaba de nascer, tchu tchu tchu tchu”. Pois é, a versão original é de Davos na Suíça e existe desde a década de 50.
 oktobercincinnati

 

Denver, Colorado (Estados Unidos) – de 19 a 21 e de 26 a 28 de Setembro de 2014

Iniciada em 1969 com um estabelecimento que vendia pretzels e rabanetes brancos, a festa foi reconhecida como a “Maior Oktoberfest nos EUA” por um jornal americano, o USA Today. Possui concurso de fantasias, concurso de quem consegue ficar segurando a caneca por mais tempo, corrida de cães e fogos de artifício.
oktoberdenver

 

Dublin, Irlanda (República da Irlanda) – de 18 de Setembro à 05 de Outubro de 2014

Na Oktoberfest de Dublin você vai encontrar “um sabor da Alemanha em todos os lugares que molhar a boca”, é o que diz o site do evento. São crepes, doces alemães, pretzels, batatas chips e assadas, presunto típico da Borgonha, steaks, vinhos alemães, bolo de banha de porco alemão… tudo isso, claro, regado à muita cerveja.
oktoberdublin

Foto: oktoberfest-dublin.de

Malloco, Peñaflor, (Chile) – de 23 de Outubro a 02 de Novembro de 2014

No Chile, 4% da população é de ascendência alemã e o país não faz feio com sua comemoração da Oktoberfest. A “Fiesta de la Cerveza”, como é conhecida, é comemorada no Centro de Eventos Munich, em Malloco, região metropolitana de Santiago e existe desde 2005.
oktoberchile

Foto: fiestadelacerveza.cl / Facebook Oktober Chile – Oficial

Villa General Belgrano, Córdoba (Argentina) – de 03 a 13 de Outubro de 2014

Desde 1964 ocorre a Festa Nacional da Cerveja com desfiles de rua, trajes típicos, concursos e abertura simultânea de barris com centenas de pessoas tentando pegar pelo menos um pouco com suas canecas, pois segundo a tradição, traz sorte.
São servidos chucrutes, salsichas Frankfurt, costelas de porco defumadas, pães de ló e tortas de maçã, além das cervejas importadas.
OktoberArgentina

Foto: Nicolás Aguilera / villageneralbelgrano.com

 

São Paulo, SP (Brasil) – 18 e 19 de Outubro de 2014

São Paulo, a cidade mais multicultural do país não podia deixar de fazer sua homenagem. Nos dias 18 e 19 de Outubro, das 10h às 22h, as ruas do Brooklin (Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos) darão lugar ao 20° Brookling Fest Strabenfest, em referência aos festivais alemães de rua. Mais de 30 cidades do Estado trarão artesanato, gastronomia, danças folclóricas alemãs e exibição de cinema alemão ao ar livre. Haverá também oferta de gastronomia brasileira e de outros países, como Portugal e Japão.
Brooklinfest

Foto: Gabriel Perline / Blog Estadão

 

Outras festas da Oktoberfest no Sul do Brasil:

Santa Catarina: Pomemode (a mais alemã de SC) e Brusque

Rio Grande do Sul: Santa Cruz do Sul e Igrejinha

Paraná: Marechal Cândido Rondon, Ponta Grossa  e Rolândia

 

CompartilheShare on FacebookPin on PinterestEmail this to someoneTweet about this on Twitter