Meu estilo de viagem é CULTURA DIVERSÃO



Primeiro de Sampa: Conheça o Jardim da Luz


O primeiro Jardim Botânico, o primeiro parque público, o primeiro zoológico, o primeiro aquário. Pouca gente sabe, mas o Jardim da Luz, no centro antigo da cidade, exibe belezas e curiosidades que valem uma visita!



Você leu isso mesmo. O primeiro Jardim Botânico de São Paulo não é aquele que você conhece na Zona Sul e até chegar neste local ele já esteve em vários outros. Sua primeira localização (De 1798 até 1838) é onde hoje ocupa o Parque ou Jardim da Luz. A partir de 1825 se tornou o primeiro parque público dos paulistanos e era conhecido como “jóia da cidade”. Havia exposição de animais como o lobo-guará em jaulas, entre outros, o que o fez ser também o primeiro zoológico da cidade, ativo até 1930, quando os animais foram transferidos para o Parque da Água Branca (inaugurado um ano antes, na Barra Funda).

A área de cerca de 100 mil metros quadrados do Parque atualmente corresponde a apenas 13% da área original do Jardim Botânico. Para ter uma ideia, todo o terreno da Estação da Luz pertencia a ele!

EstaçãodaLuz

A Estação ferroviária da Luz, inaugurada em 1901, está no terreno que antes pertencia ao Parque da Luz.

O local que surgiu na época do Brasil Colônia se tornou patrimônio histórico, merecidamente, em 1981. Uma revitalização em 1999 então ocasionou em uma descoberta fantástica, o enriquecendo ainda mais. Ao transferirem algumas árvores que estavam em cima do Lago da Diana para outro lugar, uma passagem subterrânea foi encontrada e, com ela, o primeiro aquário da cidade, datado do século XIX!

 

Os historiadores até hoje estão tentando desvendar o mistério, mas o que se sabe é que é uma construção inglesa e tinha realmente como fim ser um aquário para entretenimento da população.

Então, merece ou não uma visita? Veja mais fotos desse lugar incrível:

 

ANOTE!

Parque da Luz (Jardim da Luz)

Endereço: Praça da Luz, s/nº – Bom Retiro

Acesso: Metrô – Estação Luz (Linha 1- Azul/ Linha 4 – Amarela) ou Trem – Estação Luz (Linha 7 – Rubi/ Linha 11- Coral)

Funcionamento: Diariamente das 9h às 18h (abre às 5h para atividades físicas)

Infraestrutura: Coreto, playground, espelhos d’água, gruta com cascata, aquário subterrâneo, equipamento de ginástica, pista de Cooper, paraciclo, áreas de estar, sanitários, mirante, ponto de bonde, lagos, chafariz, exposição de esculturas, Casa do Administrador (museu) e. Bosque da Leitura.

Telefone: 11 3227-3545

CompartilheShare on FacebookPin on PinterestEmail this to someoneTweet about this on Twitter