Meu estilo de viagem é AVENTURA



Vai pegar a estrada no feriado? Veja dicas para viajar de carro ou moto com segurança


Ainda dá tempo para pegar a estrada e ir curtir a virada do ano na praia ou no campo. Mas, além de treinar a paciência (os congestionamentos nas estradas nessa época do ano são intensos), é importante fazer uma manutenção preventiva no veículo. Afinal, tudo o que você quer evitar é ter dor de cabeça, não é mesmo?



Ainda dá tempo para pegar a estrada e ir curtir a virada do ano na praia ou no campo. Mas, além de treinar a paciência (os congestionamentos nas estradas nessa época do ano são intensos), é importante fazer uma manutenção preventiva no veículo. Afinal, tudo o que você quer evitar é ter dor de cabeça, não é mesmo?

“Detalhes como a calibragem de pneus ou as condições do estepe são fáceis de serem esquecidos e, se é uma situação difícil na cidade, ela pode se tornar ainda mais perigosa quando se está no meio da estrada, distante de um posto de serviços ou da assistência mais próxima”, ressalta especialista em automóveis Fábio Leiva Messa, da Mapfre Assistance, que elaborou uma lista com itens que valem a pena ser conferidos antes colocar o pé – ou melhor, os pneus – na estrada!

1. Faróis e setas: a sinalização é muito importante para que todos os condutores possam ver e ser vistos. Por isso, antes de qualquer viagem, é imprescindível verificar o bom funcionamento das lanternas, faróis, setas, luzes de freio e de ré.

2. Óleos e fluídos: O sistema de arrefecimento controla a temperatura do motor, permitindo a eficiência energética e a redução dos degastes de peças. Para que funcione corretamente, deve-se averiguar o nível do líquido de arrefecimento, de acordo com marcação do próprio reservatório. Levando em consideração que as viagens podem ser longas e contar trechos serra, o melhor é deixar o nível do líquido no máximo. Para evitar riscos de queimadura, nunca abra o reservatório com o motor quente. Puxe a vareta para verificar o nível do óleo do motor e confirme se o fluído está compreendido entre a faixa mínima e máxima, de acordo com as especificações do manual do veículo. Esta checagem também deve ser realizada com o motor desligado e frio. Carros com direção hidráulica ainda precisam de checagem do nível do óleo da direção. Além disso, a troca deve ser feita de acordo com o período recomendado pelo fabricante.

3. Para-brisas: o reservatório de água do limpador de para-brisa precisa estar abastecido, e as palhetas devem estar em bom estado, sem ressecamento. Aproveite para verificar o funcionamento do desembaçador e limpador traseiro, quando houver. A dica para que os vidros não embacem na chuva ou à noite é usar um pano limpo, que não solte pelos.

4. Pneus: antes de viajar, calibre os pneus, de acordo com o número de passageiros e de bagagem, seguindo as recomendações do fabricante, geralmente é inscrita em etiquetas na porta ou na tampa do reservatório do tanque de combustível. Já para checar o nível de desgaste dos pneus, é preciso observar uma marcação na lateral externa de cada um que indica o nível de desgaste. E não se esqueça do estepe!

5. Direção hidráulica: se o seu carro é equipado com este tipo de direção é muito importante sempre checar o nível de fluido e estado do mesmo. Se for necessário, faça a troca antes de pegar a estrada.

6. Ar condicionado: para manter o ar em bom estado e garantir uma viagem tranquila em dias de calor, verifique a carga de gás e o filtro antipoluente.

7. Rolamentos de roda: uma forma de teste os rolamentos é observar se há ruídos quando o veículo está carregado. Também vale ficar atento ao estado de correias e mangueiras e ao alinhamento de direção.

8. Itens obrigatórios e documentos: entre os itens obrigatórios estão o extintor, macaco, chave de roda e triângulo. Também é importante ficar atento à documentação do veículo e à carteira de habilitação, certificando-se de que estão dentro da validade e não vencerão no período da viagem.

9. Extintores: a partir de 1º de janeiro, os equipamentos de todos os carros devem ser do tipo ABC, conforme a Resolução nº 333/2009, Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Fique atento a mudança e a data de validade.

10. Assistência: anote em local visível telefones úteis em caso de emergência, bem como vale a pena registrar também o telefone de socorro da concessionária da estrada em que você estará.

 

Situação das estradas

 

Vale a pena conferir também como está a situação da estrada e os melhores horários para a viagem. Se você está em São Paulo, no site do jornal Folha de S.Paulo (http://www.folha.uol.com.br), você encontra a situação das estradas rumo ao litoral norte, litoral sul e interior do estado. No site do jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/rio/verao/), do Rio de Janeiro, é possível encontrar informações bacanas para quem vai passar férias em terras cariocas.

 

Depois de tudo conferido, basta colocar as bagagens no carro, reunir a turma e aproveitar a paisagem!

CompartilheShare on FacebookPin on PinterestEmail this to someoneTweet about this on Twitter